Os indígenas são bastante conhecidos pela sua cultura e por sua medicina natural, já que utilizam ervas e plantas como base para criar os mais diversos remédios.
Um desses remédios naturais ganhou bastante popularidade entre as pessoas, sendo conhecido como rapé. O curioso é que o rapé utiliza tabaco em sua composição, substância conhecida por seus efeitos prejudiciais à saúde.
Pensando nisso, desenvolvemos esse conteúdo para que você conheça mais sobre o rapé indígena e as suas propriedades medicinais!
O que é rapé
O rapé é um pó da medicina sagrada xamânica, que é feito de tabaco, cascas de árvores, ervas e demais plantas moídas.
Seus ingredientes são misturados e triturados que formam um pó fino, que por sua vez é aspirado e soprado pelas narinas
Ele surgiu originalmente nas tribos indígenas da América do Sul, sendo o seu uso uma tradição de anos,. Com o tempo, teve o seu alcance difundido entre outras tribos e pelos países da Europa.
Com a propagação do rapé fora das tribos, o mesmo começou a ser comercializado pela população, sendo vendido em pequenas latinhas redondas ou retangulares, chegando a ser considerado até mesmo um artigo de luxo.
Nas tribos indígenas, o rapé é usado normalmente em rituais de ascensão espiritual, como forma de se conectar com a mente, o corpo e o espírito.
Como o rapé é uma substância enteógena, ele é capaz de alterar a consciência e a percepção, induzindo a pessoa ao estado xamânico e espiritual.
O seu uso medicinal sagrado só pode ser feito pelos pajés e aprendizes de pajé. Isso porque os indígenas acreditam que o propósito e a intenção ao preparar o pó interferem em seu efeito.
Quando é feito de forma respeitável e em um ambiente trabalhado energeticamente, o seu uso pode curar doenças e o espírito. Sendo assim, o rapé age no corpo e na mente.
Efeitos e benefícios
A popularidade do rapé no Brasil se deve, como dito anteriormente, aos seus efeitos e benefícios que agem no tratamento de doenças e estimulam a mente.
Saiba quais são eles:
- Possui efeito calmante, tanto para o corpo quanto para a mente;
- Por conta do seu efeito calmante, ajuda com a insônia;
- Alivia as dores da cólica menstrual;
- Diminui as dores corporais, como dor de cabeça e dores nas articulações;
- Permite o controle emocional por mais tempo;
- Combate doenças respiratórias, como sinusite e rinite;
- Desintoxica o campo energético da mente e do corpo;
- Limpa as vias respiratórias de mucos e bactérias, melhorando a respiração;
- É usado como aliado em tratamentos de dependência química e doenças mentais.
Os efeitos do rapé costumam durar em torno de 30 minutos.
Porém, é preciso tomar cuidado, nem todas as pessoas podem usar o remédio.
Quem tem problemas cardíacos, grávidas e usuários de remédios controlados, não devem usar a substância, porque pode ser prejudicial à saúde.
Como usar rapé
O rapé é utilizado normalmente através de dois instrumentos, o tepi e o kuripe.
O tepi é feito para ser aplicado por outra pessoa, que vai soprar o pó até a narina do indivíduo que estará experimentando os efeitos.
Já o kuripe é um auto-aplicador, em que a própria pessoa assopra por um buraco e inala o pó do rapé pelo outro.
Como o rapé é usado em rituais espirituais pelos pajés, os indígenas utilizam apenas o tepi, que é soprado pelo mesmo, enquanto mentaliza boas energias de cura.
Ele também pode ser usado de forma recreativa, porém quando é feito para esse objetivo, as suas substâncias selecionadas são diferentes das de uso medicinal.
Portanto, se atente às substâncias administradas ao adquirir o produto, porque quando preparado da forma errada ou com substâncias diversas, pode ser prejudicial à saúde e causar dependência.
Tipos de rapé
Existem vários tipos de rapés e misturas de composições diferentes, veja só:
- Tsunu ou Pau Pereira;
- Canela de Velho;
- Murici;
- Cumaru;
- Mulateiro;
- Yopo;
- Cajueiro;
- Cacto São Pedro;
- Catuaba e Cardamomo;
- Jurema Preta.
Cada tribo usa componentes diferentes para fazer o seu rapé, que tem variações em seus efeitos de acordo com os seus ingredientes.
Agora você já sabe tudo sobre esse pó xâmanico, seus efeitos e como usar, você pode se aventurar e experimentar seus efeitos medicinais, tomando sempre os devidos cuidados.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Acesse nossos dosadores de rapé, clicando aqui.
E se você quer receber mais conteúdos interessantes como este e ganhar descontos exclusivos, inscreva-se em nossa Newsletter aqui embaixo!