Já citamos aqui no blog da Popipe, 14 Ervas que podem ser fumadas e são legalizadas, o uso de combinações dessas ervas vem se popularizando e esse mix é conhecido como Kumbayá.
Um dos principais responsáveis pela popularização do kumbayá é que, além das propriedades medicinais, essa mistura tem ajudado milhares de pessoas que estão em processo de abandonar o tabagismo e precisam passar pelo processo de substituição do hábito de fumar.
Por não conter nicotina, os malefícios e risco de dependência são muito menores que ao consumir os cigarros convencionais. O Kumbaya é feito de várias ervas lícitas e facilmente encontradas, mesmo assim, pairam diversas dúvidas quanto aos benefícios de seu uso.
Como qualquer fumo, a Kumbaya possui tanto prós quanto contras, e nós vamos te mostrar alguns deles no decorrer deste post, além disso, explicaremos as principais teorias do surgimento do termo e como fazer seu próprio mix. Acompanhe:
O que é Kumbaya?
Kumbaya ou Blend, é um fumo que leva a combinação de várias ervas naturais diferentes, com o intuito de proporcionar relaxamento e sensação de tranquilidade.
Sua composição pode ser muito diversa, já que temos inúmeras ervas acessíveis e com propriedades medicinais incríveis que podem trazer vários benefícios quando inseridas em seu dia a dia, seja fumando ou usando de outras maneiras, como os chás.
Kumbaya também pode ser misturada com tabaco ou cannabis. Porém, mesmo sem esses dois componentes, ela proporciona um efeito relaxante e prazeroso.
O que significa kumbaya?
Mas afinal, por que esse mix de ervas é chamado assim? De onde veio o termo “kumbayá”?
Esse termo surgiu na África, em que as ervas eram usadas para consagrar deuses em rituais espirituais e de dança, além de ser utilizada para fins medicinais, sua propagação pelo continente americano rolou em função do tráfico de escravos. Ainda hoje, o blend é usado em alguns rituais religiosos para se conectar com divindades e buscar por conhecimento espiritual.
No Brasil, o termo tem se popularizado nos últimos 10 anos e, como já citado, tem sido aliado de quem pretende abandonar a nicotina mas ainda se vê preso ao hábito de fumar. Além disso, o kumbayá surge como uma alternativa no consumo de ervas tranquilizantes já que, ao misturar determinadas substâncias podemos obter ações potencializadas.
Kumbaya faz mal?
Todo fumo ao queimar causa combustão, que libera monóxido de carbono, alcatrão e outras substâncias tóxicas. Outro ponto é que gera uma fumaça quente, que por sua vez pode causar estragos no contato com o organismo.
Portanto, a resposta é sim, a Kumbaya também pode fazer mal para seu corpo. Porém, não é necessariamente a Kumbaya que faz mal, e sim a queima da mesma.
Quando comparada a outros fumos como o cigarro, ela causa menos danos, sendo uma opção “mais saudável”. Isso porque o cigarro contém nicotina e muitas outras substâncias tóxicas que podem gerar um altíssimo grau de dependência.
Para reduzir os danos da Kumbaya, é recomendado que se aplique algumas alternativas que colaborem para a redução de danos, como o uso de filtros ou piteiras.
Tanto as piteiras de vidro quanto os filtros vendidos aqui na nossa Head Shop, podem te auxiliar.
Como fazer kumbaya?
São vários tipos de ervas que podem ser usadas para fazer uma Kumbaya. Há ainda quem indique um mix de ervas específico para cada objetivo. A seguir, citaremos as ervas mais comuns usadas para esse fim:
- camomila
- erva doce
- jasmim
- hortelã
- calêndula
- sálvia
- cravo
Essas ervas podem ser usadas conforme a finalidade buscada já que algumas podem auxiliar na concentração, outras irão acalmar e há, ainda, as que irão te energizar.
Para escolher a melhor mistura para você vale a pena entender melhor como cada uma dessas plantas age. Confira:
Camomila
A Camomila tem propriedades relaxantes e sedativas, e está presente na maioria das Kumbayas.
Ela ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, sendo usada normalmente por quem deseja parar de fumar, já que apresenta efeitos relaxantes parecidos com o do tabaco.
A camomila também ajuda bastante na hora de dormir, combatendo a insônia e melhorando o sono.
Erva Doce
Sendo uma planta medicinal bastante usada para combater problemas digestivos e dores de cabeça, a Erva Doce também possui efeito calmante e, assim como a camomila, melhora a qualidade do sono.
Jasmim
Reconhecida por suas propriedades aromáticas, a Jasmim possui efeitos calmantes e sedativos, aumentando até mesmo a produção de dopamina, que proporciona a sensação de prazer e bom humor para quem usa.
Essa erva também apresenta ações antissépticas, analgésicas e antimicrobianas, fortalecendo o sistema imunológico.
Hortelã
Se tratando de uma erva aromática, a Hortelã é famosa por sua sensação de frescor na hora de fumar. Mas ela também pode ser usada como energizante, pois proporciona mais ânimo e disposição.
Fumar a hortelã pode, inclusive, aumentar a capacidade de concentração.
Calêndula
A Calêndula é uma flor medicinal com propriedades de cura anti-inflamatória e antioxidante. Ela também é bastante usada para energizar e purificar, sendo conhecida como uma erva mágica e poderosa.
Sálvia
Conhecida como uma erva de equilíbrio, a Sálvia ajuda a manter o funcionamento do nosso corpo de forma geral. Seus efeitos são medicinais, com propriedades anti-inflamatórias e metabólicas. A sálvia também pode melhorar a memória e cognição.
Cravo
Uma das ervas com o aroma mais característico e marcante, o cravo tem vários benefícios como alívio nos sintomas de dor, relaxamento de músculos e conservação da líbido.
Cada erva vai trazer uma sensação diferente ao fumar, podendo ser usada em várias combinações.
O Kumbaya também pode ser usado com outros ingredientes juntos dessas ervas, como cascas de laranja, de limão e outras frutas que podem trazer mais sabor ao mix.
Após escolher quais ervas irão compor seu blend, é necessário secá-las e triturar, um processo muito semelhante aos de fumos tradicionais. Podendo ser enrolado em seda ou palha.
Se você achou o processo um pouco complexo e trabalhoso demais, é possível comprar o kumbayá já pronto, sendo necessário apenas enrolar e fumar.
Onde comprar kumbaya?
O Kumbaya não é ilícito, portanto é vendido normalmente na maioria das tabacarias do país.
Vale lembrar que em alguns lugares é vendido o blend misturado com tabaco. Por isso é importante conferir os ingredientes, caso você deseje fumar apenas com as ervas naturais.
Confira as opções disponíveis aqui na Popipe.